Empreender é um desafio que exige muita dedicação e planejamento para atingir o sucesso. Nesse cenário, todo tipo de referência é bem-vindo para ampliar os seus conhecimentos — e, para quem busca inspiração, uma boa alternativa são os filmes de empreendedorismo, que contam histórias (reais ou fictícias) repletas de dicas para se aplicar no cotidiano.
Além de se entreter por algumas horas, esses filmes oferecem importantes reflexões sobre o mundo dos empreendedores, permitindo que você aprenda lições valiosas observando as atitudes e dilemas dos personagens.
Então, ficou curioso? Prepare a sua pipoca e confira, a seguir, os melhores filmes de empreendedorismopara se inspirar!
Baseado em uma história real, esse filme narra a vida de Alan Turing — um importante cientista que atuou ativamente no desenvolvimento da ciência da computação. A trama se desenrola durante a Segunda Guerra Mundial, período em que o matemático teve que ajudar o governo inglês a decifrar códigos alemães. Então, graças à formalização do conceito de algoritmo e computação, ele acabou desenvolvendo a tecnologia conhecida hoje como a máquina de Turing.
Ao assistir essa obra você também aprende diversos aspectos sobre liderança, uma vez que Turing tinha muita dificuldade para lidar com pessoas, mas isso não foi um obstáculo para que ele conseguisse atingir o seu objetivo.
Você está precisando de uma boa dose de motivação para gerenciar o seu negócio? Então, esse é o filme certo! A narrativa fala de Chris, um pai que fica desempregado, é despejado de casa e tem que sustentar o seu filho de cinco anos. Mesmo morando em abrigos e dormindo em banheiros públicos, ele utiliza as suas habilidades de vendedor e consegue um novo emprego.
Ao longo do filme, o protagonista nos ensina que nunca devemos deixar alguém nos dizer que não podemos fazer algo. Aceitando um emprego promissor, que não pagava salário no início, Chris ilustra a necessidade de persistirmos e trabalharmos duro para conquistar nossas metas.
Baseado na criação da rede social mais famosa do mundo, esse filme traz várias dicas relevantes inspiradas na inteligência e comportamento de Mark Elliot Zuckerberg — o fundador do Facebook — como a obsessão do personagem pela melhoria do seu produto a partir de uma métrica central e os perigos da relação entre sócios e investidores.
Originalmente chamado de “The Founder” (o fundador), esse longa trata dos irmãos McDonald's, que administravam um negócio, mas não queriam expandi-lo — até que surge Ray Kroc, com a ideia de levar a empresa para todos os Estados Unidos. Apesar de contribuir para o crescimento gigantesco da marca, Kroc passa a ser visto como o pior sócio que os irmãos poderiam ter.
O principal ensinamento dessa obra é a cautela que todo o empresário deve ter ao negociar com outra pessoa — ainda mais se essa negociação envolve a venda da sua empresa.
Longe de ter vivido um conto de fadas, Walt Disney teve que superar muitos empecilhos para erguer o seu império e construir uma trajetória de sucesso. Este filme trata disso, mostrando como o empresário contou com a ajuda da família, dos amigos e da sua própria criatividade para vencer.
Os aprendizados mais valiosos do criador do Mickey vêm do seu pai, que o orientava a sempre finalizar da melhor forma possível o que começasse a fazer — além de ajudá-lo a entender que o fracasso faz parte do processo, mesmo quando você dá o seu melhor. Portanto, é uma boa inspiração para quem já pensou em desistir no primeiro erro.
Viu como são variados os filmes de empreendedorismo? Cada um tem seus ensinamentos, mas todos mostram que, por trás de uma história de sucesso e de resultados incríveis, há sempre um empreendedor que passou por dificuldades e soube como sair delas. Ou seja, o mundo dos negócios é difícil para todos, mas com empenho, persistência e sabedoria é possível obter êxito!
Agora, se você gostou das nossas dicas, aproveite para aprender ainda mais sobre a sua área conferindo também estas 5 séries de comunicação e design que você precisa conhecer!