Sabia que o meio acadêmico é um lugar muito importante para cultivar a sua rede de contatos e que o network na faculdade pode facilitar sua vida profissional consideravelmente? Desenvolver um networking eficiente, no entanto, requer atitude para promover sua contínua manutenção e estar sempre alimentando sua rede com novos nomes.
Leia este artigo até o fim para descobrir como construir relacionamentos valiosos no ambiente educacional!
O networking é uma estratégia de correlação, que se consolida por meio de ajuda mútua, com associações e troca de informações, entre profissionais cujos interesses que se completam.
Basicamente, o processo se dá nos relacionamentos com quatro tipos de pessoas:
Esses quatro tipos podem ser divididos em dois grupos:
A quantidade de pessoas fim, no entanto, é muito menor do que o número de pessoas meio. Estas últimas, porém, nos ajudam a chegar aos contratantes, por meio de: informação, prestígio, familiaridade ou relações de negócios.
É possível fazer network nos corredores da instituição de ensino, no intervalo das aulas, durante o café, o almoço e, principalmente, em palestras e em eventos. Abaixo, listamos algumas práticas para você não perder tempo. Confira!
Uma maneira de construir network é participando de reuniões do Centro Acadêmico e se informando sobre as propostas do movimento estudantil. Participe também de palestras, rodas de conversa e eventos culturais promovidos na faculdade .
Uma alternativa é conhecer pessoas de outros cursos. Para isso, envolva-se em atividades extracurriculares, como empresas juniores e monitorias.
Sugestão: verifique a existência de algum grupo nas redes sociais que reúna alunos de vários cursos da sua universidade para discutirem sobre o campus, eventos e disciplinas, dentre outros assuntos de interesse comum. Se não existir, por que não criá-lo e divulgá-lo você mesmo?
As semanas acadêmicas costumam ter palestras de profissionais renomados em suas áreas de atuação, mesas-redondas, debates e discussões sobre temas que estão em voga na profissão.
Além de ser um ótimo espaço para conhecer a realidade da sua área, permite conhecer quem atua no mesmo segmento, assim como os egressos e os formandos da universidade.
Procure conhecer a linha de pesquisa de cada um de seus professores e os artigos acadêmicos que já escreveram. Isso possibilita, por exemplo, escolher o docente mais adequado para lhe orientar no Trabalho de Conclusão de Curso, além de conhecer os que avaliarão seu trabalho no dia da banca.
Outra tática recomendada é enviar e-mails pedindo dicas de livro, documentários ou artigos sobre a disciplina e profissão.
Por fim, esteja ciente de que o objetivo não é se aproximar das pessoas apenas por interesse, mas estar aberto a novas conexões e possibilidades. Quanto maior for o número de pessoas que você conhece e quanto melhor for sua imagem para elas, há mais chances de surgirem coisas boas por meio desses contatos, inclusive uma oportunidade de trabalho.
Vale ressaltar que ambas as partes devem estar interessadas nessa troca, caso contrário, encontre outra pessoa interessada em estabelecer uma rede de sucesso. Dessa forma, seu network na faculdade será construído de maneira natural, com aproximação de pessoas com quem realmente tenha afinidade acadêmica e profissional.
Gostou do tema deste post? Compartilhe nas redes sociais e mostre para seus amigos que você é uma pessoa bem relacionada!