BLOG

Novas profissões: quais são as tendências no mercado de trabalho para 2019?

Tecnologia
Por Imageria Criativa
Escrito em 14 de Março de 2019

Conforme a sociedade se desenvolve, as necessidades das pessoas se reciclam. No mercado de trabalho é a mesma coisa: enquanto algumas especialidades vão se tornando obsoletas, novas profissões vão aparecendo para dar conta da demanda. É o caso do profissional de mídias sociais, há alguns anos, dentre outros.

Para ficar por dentro do que está aparecendo, é bom ficar de olho nas áreas de atuação que vêm ganhando destaque e abrindo novas oportunidades. Então, pensando nisso, desenvolvemos este post especial para você! Leia até o final e confira.

Desenvolvedores de Experiência do Usuário

Também chamada de UX (User Experience), essa área vem se tornando cada vez mais comum no mercado de desenvolvimento.

Basicamente, os profissionais envolvidos nela prestam uma assessoria ao consumidor durante todo o seu relacionamento com determinada marca. Alguns deles são responsáveis por construir essa experiência, enquanto outros se encarregam de monitorá-la.

Criadores de Conteúdo Digital

Para manter a internet atualizada com o que acontece fora dela, é preciso ter gente disposta a produzir muito conteúdo. Alguns deles são criativos, outros informativos. De um jeito ou de outro, esse tipo de trabalho tem ganhado um grande destaque no mercado.

É aqui que atuam os influenciadores digitais. Eles são responsáveis por produzir material relevante, informativo e, muitas vezes, inovador para gerar movimentação nas mídias dos seus clientes ou plataformas. O grande barato, inclusive, é que esses profissionais podem conduzir suas carreiras de maneira independente, já que trabalham para si mesmos.

Social Media

Enquanto as marcas continuam aumentando sua presença nas mídias sociais, a necessidade de um profissional capaz de definir estratégias, produzir conteúdo e gerir comunidades se tornou cada vez maior, para que as empresas consigam extrair o máximo de ganho possível dentro desses meios de comunicação.

Especialistas em Gestão de Talentos

Com o mercado de trabalho entrando em um momento de atuações autônomas, com muitos profissionais buscando independência em suas carreiras, as empresas precisam se esforçar em dobro. Não somente para manter os seus talentos, mas também para conquistar novos colaboradores que estejam à altura do seu padrão de qualidade.

Surge, então, a necessidade de um profissional capaz de recrutar, selecionar e manter — por meio de uma gestão inteligente — o melhor quadro de funcionários possível. Esse especialista, geralmente da área de Recursos Humanos, vem ganhando bastante visibilidade no mercado, tornando-se uma das novas profissões que são tendência para 2019.

Analista de Big Data

Sabe quando você entra no seu serviço favorito de streaming e recebe dicas de conteúdos para consumir, como aquele filme da Netflix ou aquela música no Spotify? A pessoa responsável por levantar e analisar essas informações é o Analista de Big Data, que alinha uma série de dados relevantes para levar ao consumidor um conteúdo mais personalizado possível.

Arquiteto 3D

Apesar de ser uma profissão que já existe há um tempo, o arquiteto passou por uma repaginada e, hoje, tem uma responsabilidade muito maior. Além de desenvolver seus projetos de forma precisa e criativa, ele precisa ilustrar suas propostas em 3D — seja em maquetes reais, seja virtuais — facilitando, assim, o planejamento e a execução das obras.

Analista de Suporte ao Cliente

A tecnologia da informação aproxima cada vez mais as marcas de seus consumidores. Sendo assim, os desejos, as necessidades e as demandas se tornam cada vez mais específicas, tornando essencial a presença de um profissional capaz de se comunicar com o cliente para identificar problemas e sugerir soluções personalizadas.

Enfim, essas são algumas das novas profissões que vêm ganhando mais espaço no mercado. Seja qual for a área de atuação em que você pretende investir o seu tempo e conhecimento, lembre-se de que:

  • é sempre importante ficar de olho no que acontece na sua área, para se manter à frente do seu tempo e ganhar a relevância a que você aspira;
  • ninguém é obrigado a investir em algo que não ama só porque é uma nova profissão. Você passa quase metade da sua vida em função do trabalho, não faça disso uma tortura!

Então, gostou do nosso artigo sobre as novas profissões para 2019? Agora, se quiser ficar por dentro das próximas atualizações, curta a nossa página no Facebook!