A qualificação profissional é um objetivo importante para quem deseja sucesso no futuro e, para que ele seja possível, é preciso investir em conteúdos paralelos à sua área de atuação. Poesia para redatores, música para dançarinos, fotografia para designers, e tantas outras.
Esses cursos têm o potencial de incrementar a sua capacidade produtiva de formas muito práticas, já que as áreas de conhecimento são similares. Para o profissional de design, por exemplo, o estudo das imagens pode elevar suas noções de estética, o que proporciona ainda mais qualidade ao resultado final de seu trabalho.
Se você ainda duvida que a fotografia é um excelente curso para um designer, leia este post até o final e conheça 5 razões para investir nesse tipo de formação.
Ao aprender a tirar fotos, você desenvolve noções de composição de imagem. Isso significa que fica mais fácil entender como os elementos de uma mesma peça conversam entre si e dão origem a uma obra final mais harmônica.
Assim, será possível desenvolver conhecimentos mais aprofundados sobre foco, perspectiva, proporção ou direcionamento de luz, o que poderá ser facilmente aplicado nas tarefas cotidianas do profissional de design.
Até mesmo em fotografias em preto e branco, é importante entender a participação das cores no resultado final da imagem. Obviamente, essas noções também se aplicam a profissionais de artes visuais.
Nesse sentido, um curso nessa área permitirá que você consiga aplicar os estudos cromáticos de forma mais orgânica ou criar expressões mais harmônicas em suas composições, capaz de oferecer ao seu trabalho muito mais qualidade técnica.
Não tem nada mais desagradável que pegar um freela que permite usar o máximo da sua criatividade e ter uma ideia genial, mas que não se encontra de jeito nenhum em bancos de imagem, não é mesmo?
Um designer que sabe fotografar pode muito bem produzir o seu próprio conteúdo para desenvolver a arte. Assim, você consegue entregar exatamente o que prometeu ao cliente e nem precisa incluir os custos dos sites que fornecem fotos.
Essa razão é tão óbvia que talvez nem devesse estar aqui. Mas é sempre bom lembrar o quanto o design e a fotografia complementam um ao outro na hora de compor uma peça, uma campanha ou até mesmo uma obra de arte.
Afinal de contas, as duas profissões são feitas para estimular o sentido da visão. E os nossos olhos adoram apreciar um artista com calibre criativo e conhecimento técnico em suas composições!
Se na natureza nada se cria, por que não usá-la como inspiração? A fotografia para designer permite que você enxergue o mundo de formas não antes imaginadas. Ela propõe novas visões e é uma excelente maneira de dar início às suas mais criativas ideias.
A fotografia para designer pode abrir portas não apenas para novos trabalhos, mas também para a sua própria realização profissional. Isso porque se trata de uma formação que tem tudo a ver com o que você faz diariamente com as mesmas ferramentas — e, às vezes, com os mesmos objetivos. Isso faz de você um expert não apenas na sua área, mas na arte visual como um todo!
Curtiu este conteúdo e quer ficar por dentro das atualizações? Assine nossa newsletter e receba nossas postagens por e-mail.