Nada como relaxar assistindo a uma boa série, não é mesmo? E se você aproveitar esse momento para aprender um pouco mais sobre o mercado da comunicação e do design, enquanto se diverte e acompanha uma história interessante? Com cada vez mais títulos à disposição, seja nos canais de TV, seja nos serviços de streaming, aumenta também o número de séries de comunicação.
Nesse post, você conhecerá cinco ótimas opções, de diferentes formatos e temas. Comédia, drama, reality show e até série política. Pode parecer inusitado, mas o tema está conectado com comunicação, marketing e jornalismo, e é imperdível para qualquer um que se interesse pelas áreas.
Então, quer saber mais? Continue lendo!
Uma das séries mais premiadas de todos os tempos, conta a história do magnata da publicidade americana Don Draper, focando em sua história pessoal, tendo como panorama a agência em que ele é chefe. A ambientação nos anos 50 e o retrato da sociedade conquistaram milhões de fãs, entre 2007 e 2015.
O pano de fundo é a atividade da agência, as relações entre os profissionais e os desafios que o crescente mundo de consumo impunha à área. Ótima oportunidade para acompanhar as reflexões e criações de campanhas.
A Dunder Mifflin não é uma agência, e sim uma fábrica de papel. Porém, o principal cenário da comédia consagrada The Office reflete as relações de trabalho e as particularidades da indústria produtiva de forma cômica e interessante. Tanto é que a série, originalmente criada na Inglaterra, foi reproduzida em diversos países.
Outro ponto interessante: a série tem formato de "documentário falso", como se a história estivesse sendo contada do ponto de vista de um documentarista.
Essa série é verdadeiramente documental. Em oito episódios, conta a história de um designer craque em uma área. Há desde arquitetos, designers de sapatos, fotógrafos, designers gráficos; enfim, nomes consagrados e criadores de projetos que marcaram a sociedade.
Como Tinker Hatfield, por exemplo, criador de tênis da Nike. Ou Ralph Gilles, designer automotivo que assina os carros da Chrysler. Melhor série para aprender com os gigantes do design.
Um reality show sobre compra e reforma de casas? Sim, o sucesso Irmãos à Obra também pode trazer muitas lições de organização de ambientes, decoração e reformas, um prato cheio para designer de qualquer área aprender mais sobre grandes projetos.
O programa canadense é apresentado pelos gêmeos Jonathan e Drew Scott (daí o nome divertido da série!) e conta com 14 temporadas.
Por fim, o polêmico House of Cards. Fundamental para entender mais sobre comunicação, propaganda e marketing político, além de jornalismo investigativo. A adaptação de uma trama inglesa traz o personagem de Frank Underwoord, congressista americano ambicioso que faz de tudo para conquistar uma posição melhor no Partido Democrata. No caminho, jornalistas, lobistas, adversários políticos e desafetos movimentarão a história.
Séries de comunicação como essas ajudam a refletir sobre a profissão e o mercado, além de proporcionar momentos de diversão!
E você, conhece outras séries de comunicação interessantes? Que tal compartilhar com a gente nos comentários?