Ter um site para exibir os seus trabalhos é indispensável para profissionalizar a sua imagem e aumentar a visibilidade do seu serviço.
O portfólio conta mais do que um currículo em áreas como design, artes gráficas, marketing, publicidade, redação e artes plásticas, entre outras que envolvem a criatividade.
A representação visual é o principal quesito que será avaliado no portfólio. Aqui no blog já ensinamos como criar um portfólio relevante para o mercado. O post explica o que é e quais os tipos existentes, além de apresentar dicas valiosas para compilar seus principais trabalhos.
A versão online oferece inúmeras facilidades. Por isso, é importante conhecer as melhores plataformas para você criar o seu.
Na hora de disponibilizar seu portfólio no mundo virtual, priorize o uso de um domínio personalizado e fique atento à organização, layout e navegabilidade.
Organize o site de maneira que o visitante não se canse e sempre o instigue a navegar nas páginas e conhecer mais as suas peças.
Além disso, deixe bem visível os links para contato e utilize as mídias sociais para que as pessoas possam conhecer os seus trabalhos.
Mas chega de teoria, é hora de praticar. Escolha a ferramenta que melhor atende suas necessidades e mãos à obra!
Bem construído, o Carbonmade é um dos mais tradicionais e mais conhecidos sites criadores de portfólio. Sua otimização para buscas contribui para que o profissional apareça melhor posicionado nos resultados do Google.
A versão paga permite inserir mais imagens e categorias, enquanto a versão gratuita oferece menos opções de templates.
O novo sistema de criação de portfólios da Adobe é gratuito para quem tem conta ativa. Ele permite a personalização de domínio, layout, número de imagens, entre outros quesitos.
Também possibilita conciliar seus trabalhos e contatos do Behance, alavancando os acessos ao seu portfólio oficial.
O Cargo Collective é um dos programas de construção de portfólios mais completos do mercado. É possível escolher um entre muitos templates gratuitos.
Quem entende um pouco de CSS e HTML pode customizá-lo também.
O Krop é relativamente limitado na sua versão gratuita, pois não permite personalizar o layout. Tem um sistema de vagas de emprego na área, mas não é um site nacional, logo, as vagas também não.
Olha aí uma boa oportunidade de conquistar aquele trabalho internacional e alavancar sua carreira!
O Behance também é conhecido como um tipo de rede social de profissionais criativos. Além de funcionar como fonte de inspiração para profissionais de diversas áreas da criação, o site tem um mural de vagas para quem está em busca de uma colocação.
Esse é outro sistema bastante conhecido do público, com ferramentas para criação de portfólio, mural de vagas e networking que faz valer a pena ter uma conta na plataforma.
Esperamos que as dicas desse post ajudem você a aprender como fazer um portfólio para mostrar todo o seu potencial de trabalho e impulsionar os projetos que tanto deseja para a sua profissional.
Esse post foi útil para você? Então, compartilhe esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Certamente eles vão curtir também!